Agricultura Familiar

19:06

A agricultura familiar é caracterizada pelo cultivo de culturas, não necessariamente com apenas família, que produz o suficiente para a subsistência da família e ainda arrecadar dinheiro. Atualmente, 84% de tudo que se produz do primeiro setor (agrícola) vem da agricultura familiar. A UNESCO selecionou 2014 como o ano internacional da agricultura familiar.

Com o passar dos anos, o êxodo rural vem se intensificando. Pessoas vem abandonando o campo para aderir os confortos das cidades grandes. O problema é que com isso, ninguém nesse ritmo irá querer viver nos campos, consequentemente, não haverão pessoas para produzir e abastecer os grandes centros urbanos. Por isso, é preciso que o governo invista na Agricultura familiar, porque é possível sim viver no campo com o mesmo conforto de uma grande cidade e possuir uma vida serena.

O problema é que medidas estimulantes para trazer pessoas ao campo sofreram ou sofrem embarreiramentos. O presidente do Brasil, João Goulart, foi acusado de ser comunista após propor as chamadas reformas de base, que retiraria grandes porções de terra improdutivas e distribuiria para quem quer produzir. O conjunto de fatores levou ao golpe militar brasileiro de 1964.

Num todo do sistema capitalista, quem tem não quer perder o que possui. Isso sempre foi um obstáculo, torna-se difícil o gerenciamento de políticas envolvendo a Polêmica e por muitos aclamada (e também temida) reforma agrária.

Você pode gostar também:

0 comentários

#Tumblr

UNESCO

Novembro Azul