A Polêmica dos OGMs

19:16


Os OGM's (Organismos Genéticamente modificados) são seres vivos (incluindo: animais, plantas, bactérias, fungos, protozoários e vírus) que tem parte de seu código genético modificado através de ferramentes de engenharia genética.


Os OGM's já existem na natureza há tempos, a laranja por exemplo seria uma mistura do Pomelo e da Tangerina. Raças de cães e gatos se originam através de cruzamentos de raças distintas. Isso mostra que esse processo não é necessariamente exclusivo do homem.

Sua serventia é de gerar produtos novos a partir de outros naturais já existentes, melhorando características genéticas como gosto, cheiro e principalmente com o objetivo de aumentar a produtividade.

A polêmica vem do fato da existência dos mesmos com seus impactos ambientais. A União Européia, por sua vez, não aceita os alimentos trangênicos porque neles vê potencial risco à população. Para muitos, o surgimento de novas espécies gera um desequilibrio natural além de consequentemente trazer novas pragas.

Para a segurança alimentar, orgãos reguladores vem trabalhando nisso. O problema é que existem diversos escândalos, como com a multinacional Monsanto, famosa produtora de trangênicos. Por sua vez, ela já foi acusada de diversos crimes como o uso de hormônio bovino para aumentar a produção de leite (gerando mastite bovina, que com o pus gerado e derramado no leite, o desqualifica para consumo), escândalos com agrotóxicos, dentre outros.

Por um lado, eles representam o avanço das novas formas de tecnologia. De outro lado, os males que ele trás na bagagem. Com tudo bem mudanças, boas e ruins. No século XXI, é preciso trabalhar para dissernir o certo do errado para não cometer erros como os do passado.

Você pode gostar também:

0 comentários

#Tumblr

UNESCO

Novembro Azul