O mundo nas mãos da energia azul

19:15


A utilização das matrizes energéticas é um assunto que vem preocupado cientistas e especialistas no meio ambiente por todo o globo. Atualmente, boa parte da energia que o homem aproveita vem de fontes não renováveis, na maior parte das vezes, prejudiciais à biosfera. Então, o que pode ser feito para reverter esse quadro, e melhor, trazer qualidade de vida e sustentabilidade para o planeta e as gerações futuras por consequência?
Como o nome já diz, energias de base não renováveis haverão de um dia esgotar, para tal, a humanidade já vem preparando terreno para esse momento nem tão distante, inovando e trazendo formas de energia muito mais viáveis.
A energia que queremos tratar agora é a chamada Energia Azul, que utiliza da diferença de concentração de sal no meio água, ocorrendo no mar. Por utilizar de processo semelhante a osmose, essa modalidade energética também é conhecida como energia osmótica.
Em 23 de Novembro de 2009, a primeira usina desse tipo foi inaugurada na Noruega, sendo uma promessa para todo o mundo, que haverá de utilizá-la para substituir a atual base não renovável.
Para efeito de curiosidade, a osmose ocorre com a transportação do meio mais para o menos concentrado, sem gaste de energia para tal. Na natureza, as lesmas morrem pelo sal devido a esse processo.

Você pode gostar também:

0 comentários

#Tumblr

UNESCO

Novembro Azul